108ª Festa de São Benedito: Machado destaca fé, congadas e cultura em um dos principais festejos do Brasil
Tradição, fé, dezenas de ternos de congadas, gastronomia e uma celebração de encontros marcam a centenária Festa de São Benedito de Machado (MG), que chega à sua 108ª edição. Durante o evento, a atmosfera da cidade se transforma, dobrando sua população devido ao influxo de turistas e visitantes.
Registrada como patrimônio cultural do município, a festa é coordenada pela Prefeitura de Machado, pela Secretaria de Cultura e Turismo, pela Associação dos Congadeiros e pela Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio. Em 2024, os festejos ocorrerão entre os dias 16 e 27 de agosto, com uma programação que se estende por 12 dias.
A programação religiosa inclui a tradicional novena, que acontecerá de 16 a 24 de agosto, com o Terço Mariano às 18h e a Santa Missa na Igreja de São Benedito às 18h30, com padres convidados. No dia 25, às 17h, haverá uma Santa Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão até a capela de São Benedito com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. A missa de encerramento será às 10h no dia 27.

A programação cultural é igualmente rica e variada. A Alvorada no dia 16, às 5h, dará início à grande festa. No sábado (17), às 14h, será realizada a Roda de Congo, e às 20h haverá a abertura da Tenda do Congo. O Mastro com a bandeira de São Benedito será erguido no domingo (18), às 16h. No dia 21, ocorrerá o concurso de desenho e poesia. No sábado (24), pela manhã, haverá a procissão das congadas mirins; às 16h30, a apresentação da embaixada; e às 20h, o tradicional Boi das Oliveiras e a Mulinha. No domingo (25), a partir das 10h, haverá a apresentação das congadas, seguida pela retirada dos caiapós às 15h na Mata do Ginásio. O Reinado será na segunda-feira (26), às 16h, e na terça-feira (27) será celebrado o Dia do Congo, com a descida do Mastro com a bandeira de São Benedito às 18h, marcando o encerramento das festividades.
Além da programação religiosa e cultural, haverá atividades no palco 4x4 na Avenida Santa Cruz. No sábado (24), das 12h às 18h, será realizada a 10ª edição do Samba do Encontro, e das 23h à 1h30, o DJ Keko animará a festa. No domingo (25), das 14h às 17h30, haverá o Baile Vespertino com o DJ Lú, e das 21h à 0h, o grupo “Só de Bobeira” se apresentará. Na segunda-feira (26), após o Reinado e as apresentações das congadas, o projeto “Samba na Cozinha” será realizado às 23h em homenagem a São Benedito, o santo cozinheiro, com a participação especial do artista e rapper machadense Imperador da Vila.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura, todos os hotéis já estão com reservas lotadas e várias casas na cidade e na zona rural foram alugadas para as festividades. A estimativa é de que 10 mil pessoas visitem a cidade diariamente durante os 12 dias de festa. Além da praça de alimentação na Praça de São Benedito e na Rua João Batista de La Salle, mais de 250 barraqueiros montarão uma feira de comércio ao ar livre na Rua Airton Rodrigues Leite, oferecendo uma grande variedade de produtos.
"Toda a estrutura para os festejos já está contratada: seguranças, brigadistas, dezenas de banheiros químicos, geradores de energia, eletricistas, tendas, central de monitoramento com câmeras, ambulância com base médica, e alinhamento com a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Postura", informa João Alexandre.
A expectativa econômica da 108ª Festa de São Benedito é de um impacto superior a R$ 3 milhões, abrangendo comércio, serviços, turismo, alimentação, prestadores de serviços, taxas, aluguéis e todos os aspectos relacionados ao período das festividades, que coincide com o fim da safra cafeeira, principal setor do município de Machado.

コメント